Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Comissão de Direito Administrativo em Goiás avalia projeto de lei que dispõe sobre perda de cargo público por insuficiência de desempenho

Publicado por Amanda Freire
há 6 anos

A Comissão Especial de Direito Administrativo (CEDADM) divulga três manifestações elaboradas em 2017 que analisam dois projetos de Lei do Senado Federal e um decreto da Prefeitura de Goiânia. As análises foram concluídas nos dias 19 de setembro, 21 de novembro e 19 de dezembro de 2017.

Sobre o Projeto de Lei do Senado nº 280/2017, de autoria do senador Anastasia, que estabelece diretrizes e requisitos para a delegação, no âmbito da Administração Pública Federal, do serviço público de fiscalização administrativa a particulares. Na avaliação da CEDADM, o “PLS nº 280/2017 pretende delegar a pessoa jurídica de direito privado a execução das atividades de “licenciamento, vigilância ou sancionatória”, o que, com o alcance pretendido, poderá implicar violação ao ordenamento jurídico-constitucional brasileiro, conclusão a que se pode chegar considerada a doutrina especializada, e em especial, a jurisprudência dos Tribunais Superiores, nomeadamente o Supremo Tribunal Federal e o Superior Tribunal de Justiça”. Clique aqui e veja a manifestação na íntegra.

Com relação ao Projeto de Lei do Senado nº 116/2017, sobre a perda do cargo público por insuficiência de desempenho do servidor público estável, a CEDADM avaliou a matéria levando em conta dois aspectos: se a matéria não seria inócua, uma vez que já é possível a demissão de servidores públicos desidiosos; e se a matéria possui os requisitos de validade para atingir os servidores públicos pertencentes a todos os entes federados. Clique aqui e veja a manifestação na íntegra.

A Comissão também se manifestou sobre o Decreto nº 2.639/2017, do Poder Executivo do Município de Goiânia, que dispõe sobre a cobrança de preço público decorrente da prestação de serviços de coleta, transporte e destinação final de resíduos sólidos produzidos por grandes geradores. Apontou-se “um indício de invalidade no momento em que, por força o Decreto nº 2.639/2017, que modifica o conceito de grande gerador do Decreto nº 728/2016, extrapola os limites da atividade regulamentar definidos na Lei nº 9.498/2014”. Clique aqui e veja a manifestação na íntegra.


Fonte: site OAB/GO notícias

  • Sobre o autorEspecialista em Direito Público
  • Publicações1
  • Seguidores2
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações56
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comissao-de-direito-administrativo-em-goias-avalia-projeto-de-lei-que-dispoe-sobre-perda-de-cargo-publico-por-insuficiencia-de-desempenho/534659612

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)